Primeiros dentes do bebê: 10 sinais da dentição
Primeiros dentes do bebê: 10 sinais da dentição

Primeiros dentes do bebê: 10 sinais da dentição

O surgimento dos primeiros dentes do bebê é um marco importante para toda a família. Ao ver o primeiro pontinho branco despontando, vem logo a emoção de perceber que seu filho ou sua filha está crescendo. Mas este período incrível pode ser bastante difícil também. E para preparar mamães e papais, elencamos 10 sinais do desenvolvimento da dentição dos pequenos! Assim, vocês podem atravessar essa fase sem medo ou sustos!

Baba excessiva

Um dos sinais dos primeiros dentes do bebê é a baba excessiva. Esse sintoma costuma surgir bem antes dos pais desconfiarem da dentição, e pode se agravar conforme o momento da erupção se aproxima. Isso acontece porque o surgimento da dentição tende a aumentar a produção de saliva.

Dor

Os primeiros dentes do bebê costumam chegar acompanhados por algum grau de dor. Esse incômodo pode se manifestar através do choro “aparentemente” sem razão, ou uma manha sem fim. No entanto, é preciso esclarecer que esse indício não é necessariamente uma regra. Embora para alguns nenéns essa experiência seja dolorosa e ruim, há crianças que vivenciam essa fase de forma muito tranquila.

Irritabilidade

Agitação e irritabilidade também são sinais dos primeiros dentes do bebê. Essa fase pode não ser dolorida para uns, mas, em geral, costuma provocar algum incômodo. Por isso, se o seu filho anda inquieto ou tem momentos de impaciência, provavelmente vem um dentinho aí! E essa irritação pode ser ligeira ou durar semanas para melhorar. Logo, garanta aquela dose extra de paciência!

Perda de apetite

Um sinal de alerta de que os primeiros dentes do bebê estão chegando é a perda de apetite ou alguma relutância em se alimentar. Como essa fase está transformando a boca da criança, as refeições podem se tornar incômodas. Por consequência, os pequenos não querem comer ou mamar. No entanto, a alimentação é importantíssima e precisa ser observada com atenção para que possa ser comunicada à pediatra. Isso vale tanto para quem mama no peito ou na mamadeira, como para quem já está nos alimentos sólidos.

Mudança no sono

A mudança no sono é um sinal comum durante o nascimento dos primeiros dentes do bebê. Algumas crianças passam a ter uma grande dificuldade para dormir, principalmente à noite. Durante o dia, também podem dispensar o cochilo por agitação e inquietude. Outra alteração é acordar mais vezes que o de costume. Ou aqueles que já estavam acostumados a um sono contínuo passam a despertar no meio da noite. Em geral, essa alteração no sono se deve pelo incômodo na gengiva, dor e irritação.

Morder

Quando seu filho ou sua filha começar a morder, esteja preparado porque os primeiros dentes estão chegando. Instintivamente, os pequenos aprendem que a pressão da mordida alivia o incômodo que estão sentindo. Por isso, nessa fase, é comum vê-los abocanhar qualquer coisa, até mesmo a própria mão.

Gengiva inchada

Outro sintoma mais comum da presença dos primeiros dentes do bebê é o inchaço na gengiva. Para algumas crianças, isso é bem visível, enquanto em outras mal dá para notar. O fato é que a área fica inchada, em algum grau, e sensível, quando o dentinho está prestes a nascer.

Febre

Os primeiros dentes do bebê podem ser indicados por uma febre baixa. A dor e o inchaço podem elevar a temperatura do corpo como se fosse uma espécie de proteção do próprio organismo. Mas não é nada grave, pois é uma reação natural. Entretanto, é importante esclarecer que essa febre é abaixo de 38ºC, e dura no máximo três dias. Consulte o pediatra caso a febre se estenda ou se eleve.

Erupção cutânea

Quando se trata dos primeiros dentes do bebê, a erupção cutânea parece um sinal bastante inusitado. Na verdade, o que acontece é que nesse período a criança costuma babar muito. Por consequência disso, podem surgir pequenas bolinhas, vermelhidão ou pontinhos vermelhos no rosto, especialmente no queixo. Ou seja, essa manchinha na pele é só mais um indício da maior produção de saliva. Vale ressaltar ainda que isso ocorre porque a pele é bastante sensível e pode ficar irritada com a própria baba e pelo atrito provocado pela limpeza constante. E normalmente não é motivo de preocupação. Basta hidratar a região.

Desconforto na orelha ou na bochecha

Os primeiros dentes dos bebês podem provocar desconforto na boca. Ele pode se espalhar pela região da bochecha e se estender até as orelhas. Por isso, a criança tem a tendência a esfregar as mãos nessa área a fim de amenizar o incômodo.

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>