Implantes dentários

A perda de um ou mais dentes permanentes pode acontecer com qualquer pessoa. Tratamentos anteriores não adequados, cáries profundas, lesões e acidentes são as causas mais comuns. O problema não só pode afetar a fala, a mastigação e a digestão, como a autoestima e a confiança. A Implantodontia é a especialidade que se dedica à reabilitação oral desses casos.

Um implante dentário substitui um dente perdido. Ele é composto por um parafuso de titânio, que é fixado no osso do maxilar para cumprir o papel da raiz dentária. Na ponta desse parafuso é colocado o dente artificial, produzido sob demanda e à semelhança dos demais dentes do paciente.

O procedimento requer planejamento e preparo, já que depende de uma série de condições como a saúde geral do paciente e da gengiva, bem como a disponibilidade e consistência óssea necessárias para acomodar o implante. Esses aspectos normalmente não são impeditivos para a realização do procedimento, apenas precisam atender aos requisitos para que tudo ocorra bem.

Cada caso é criteriosamente analisado para estipular a melhor conduta a ser aplicada. O comprometimento do paciente durante o processo é fundamental, tanto na manutenção da higiene bucal, como na frequência às consultas de acompanhamento.

Em alguns casos, antes de fazer o implante, o paciente deve passar por um enxerto ósseo. Normalmente isso acontece quando o período entre a perda do dente e o procedimento de implante foi muito longo. Esse intervalo provoca perda óssea (deixando um “buraco”), que precisa ser reposta para a fixação do pino.
Dependendo o volume ósseo perdido, o enxerto pode ser realizado no consultório ou em ambiente hospitalar. Em todos os casos, o procedimento é indolor e após 6 a 8 meses o enxerto estará integrado ao osso e pronto para receber o parafuso. Nesse intervalo, dentes provisórios podem ser colocados para manter a harmonia facial.

Assim, o procedimento de implante dentário segue algumas etapas.

  • Extração do(s) dente(s) comprometido(s), se for o caso
  • Enxerto ósseo, se necessário
  • Inserção do parafuso
  • Processo de cicatrização após a colocação do parafuso no osso (entre 4 e 6 meses)
  • Colocação da prótese dentária no parafuso