Boca seca pode ser doença?
Boca seca é algo que te incomoda?

Boca seca pode ser doença?

Boca seca é algo que te incomoda? Você costuma sentir muita sede? Embora a ingestão de água seja um aspecto positivo para a saúde em geral, essa sensação de sede exacerbada e de boca seca o tempo inteiro pode ser um problema.

Muitas vezes após uma noite de sono, acordamos com sede. A garganta até incomoda devido à secura da boca. Essa situação é algo bem comum, afinal, o corpo ficou algumas horas sem receber água. Entretanto, se essa sensação permanecer, chegando a durar dias, é um sinal de alerta. Ou seja, você pode estar com xerostomia, mais conhecida como a síndrome da boca seca.

O que é xerostomia?

Ela é conhecida cientificamente como xerostomia. Só para ilustrar, xeros significa seco e tomia, boca. Mas na linguagem popular, esse problema é chamado de síndrome da boca seca por conta do seu principal sintoma.

Essa sensação é causada pelo ressecamento da cavidade oral. Ao contrário do que pode parecer, ela não está relacionada diretamente à diminuição da quantidade de saliva, mas sim, à respiração pela boca e ao ronco. Além disso, há diversos outros motivos que podem acarretar a sensação de boca seca.

Boca seca: quais são as causas?

Diversas situações presentes em nosso dia a dia podem causar a síndrome da boca seca, como por exemplo:

  • Efeito colateral de medicações: antidepressivos, ansiolíticos, antialérgicos, diuréticos, sedativos e remédios para controlar a hipertensão.
  • Alterações emocionais: se você está passando por alguma situação complicada que gerou um estresse excessivo, depressão e ansiedade.
  • Certos tipos de doenças: diabetes, hipertensão arterial e doenças autoimunes podem causar a diminuição da saliva, gerando a sensação de boca seca.
  • Tratamentos médicos: alguns tratamentos podem comprometer as glândulas salivares e afetar a produção de saliva, como a radioterapia de cabeça e pescoço, e a quimioterapia, por exemplo.

A diminuição da saliva está mais relacionada às outras doenças do que à xerostomia em si, pois ela é um sintoma. Já quando o paciente manifesta uma real baixa na produção salivar, ele pode estar com hipossalivação, ou então, com assivalia, que é o quadro de ausência de produção de saliva. Esses problemas de produção de saliva necessitam de tratamentos específicos.

A sensação de boca seca tem idade para aparecer?

Não. Qualquer pessoa, em qualquer idade pode apresentar a sensação de boca seca.

Certamente já ouvimos idosos se queixando desse problema e ele é realmente comum nessa fase da vida. Afinal, o organismo passa por mudanças naturais da idade. Por isso, o uso de alguns medicamentos acaba diminuindo a salivação, como os citados nesse texto. Outra situação que acarreta a sensação de boca seca nos idosos é o ronco, devido à maior flacidez da musculatura.

Apesar de ser muito comum em adultos e idosos devido às condições da idade, crianças também podem apresentar essa síndrome. Afinal, os fatores que fazem os pequenos ficarem assim são diversos. Desde a desidratação, o hábito de respirar pela boca, a má higiene bucal e o ronco, até o uso de alguns medicamentos.

Além disso, existe a possibilidade da falta de alguns nutrientes causar a sensação de boca seca, como a carência de vitaminas A e do complexo B no organismo.

Doenças causadas pela boca seca

A sensação de boca seca geralmente não é levada a sério, justamente porque as pessoas não encaram isso como um problema. No entanto, pode desencadear doenças bucais mais graves. Por isso, é importante ficar de olho a qualquer sinal que apareça no organismo, para assim realizar o tratamento adequado e evitar maiores complicações.

Doenças causadas pela sensação de boca seca

  • Doenças na gengiva;
  • Periodontite;
  • Cáries;
  • Mau hálito;
  • Feridas e úlceras bucais;
  • Irritação, sensibilidade, queimação e ardência na cavidade oral;
  • Dor na língua e em outras regiões da boca;
  • Maior vulnerabilidade às infecções bucais;
  • Alteração no paladar;
  • Dificuldade para falar, mastigar, engolir e digerir alimentos.

Ao mesmo tempo, a simples sensação de boca seca pode causar diversos outros problemas. Por isso é importante se atentar aos seus hábitos. Portanto, se você está sentindo muita sede ultimamente e nada sacia esse problema, procure um especialista. Essa síndrome tem tratamento e quanto antes iniciar o processo, menos danos seu organismo terá.

Boca seca: tratamentos

Sem dúvida, a síndrome da boca seca pode ser tratada de diversas formas. Desse modo, nos casos em que a sensação é efeito colateral de medicamentos, o ideal é consultar o médico responsável e avaliar a suspensão ou substituição deles. Por outro lado, se o problema é causado por conta de radioterapias, quimioterapias, ou doenças congênitas, é possível controlá-lo com salivas artificiais, que protegem e hidratam os tecidos bucais.

Outra maneira bem simples de tratar a sensação de boca seca é aumentar a quantidade de água ingerida. Afinal, sendo um isotônico natural, a água é excelente para produzir saliva. Além disso, é importante seguir a recomendação dos profissionais de beber dois litros de água por dia, para manter a saúde do organismo.

É provável que reforçar a higiene bucal ajude a combater a sensação. Ou seja, escovar os dentes e higienizar corretamente a boca promove a ativação glandular, o que melhora a produção de saliva e consequentemente alivia o incômodo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Se alguma adversidade tem tomado conta da sua boca, não hesite em procurar um dentista de confiança. Identificar o problema no início permite um tratamento mais rápido e eficaz, deixando a sua saúde bucal em dia novamente.

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>