Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: quando é indicada?
Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: quando é necessária?

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: quando é indicada?

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar é um assunto pode assustar só de ouvir falar. Isso porque soma o famoso medo de dentista, o receio de qualquer tipo de operação e hospital. Mas o tema não é nenhum bicho de sete cabeças. O que é preciso ter em mente é que a escolha do local onde será feito o procedimento visa promover a saúde global do paciente, de acordo com as suas necessidades específicas. Portanto, não é preciso entrar em pânico! O objetivo é sempre solucionar o problema, acabar com a dor e trazer mais qualidade de vida. E para te deixar mais tranquilo acerca dessa questão, preparamos este post para que você possa entendê-la melhor!

O que é uma cirurgia odontológica?

Realizada por um cirurgião-dentista, a cirurgia odontológica é uma intervenção manual ou instrumental realizada em áreas relacionadas à face, ossos e tecidos. Esse procedimento tem a finalidade de diagnosticar, tratar, reparar, prevenir e curar uma enfermidade ou traumatismo. Também pode ter o intuito de devolver ou melhorar a funcionalidade e a aparência dessa região.

Existem diversos tipos e técnicas de realização de uma cirurgia odontológica, bem como razões. Isso é, pode se tratar desde uma simples e comum extração de dente do siso até operações para remoção de tumores. A gravidade, as questões particulares de cada paciente, as necessidades, etc. é que irão determinar como, o que, porquê e onde será realizada a intervenção cirúrgica.

E em ambiente hospitalar?

A cirurgia odontológica em ambiente hospitalar é realizada quando a complexidade do caso é maior. É certo que o assunto causa certa estranheza porque o especialista também realiza diversas intervenções cirúrgicas em seu consultório. Sabemos que o profissional possui todas as condições para executar uma série de procedimentos. A diferença é que algumas situações precisam de uma infraestrutura maior para tal.

A cirurgia odontológica em ambiente hospitalar ocorre quando a condição do paciente requer uma série de cuidados que somente um hospital pode oferecer. Por exemplo, algumas doenças demandam uma equipe multidisciplinar, anestesia geral, e outros recursos. Nesse cenário, fica claro que esse tipo de operação envolve mais procedimentos que uma clínica pode oferecer. Esse cuidado garante a segurança do paciente e o sucesso do procedimento.

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: quando é indicada?

A cirurgia odontológica em ambiente hospitalar é indicada, de modo geral, diante de fatores como doenças de alta complexidade, participação de equipes multidisciplinares, pacientes enfermos, pessoas com algum problema de saúde e que exigem mais atenção, que têm dificuldade para entender e aceitar o tratamento (por causa de transtornos mentais, por exemplo) entre outros.

Cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar: anestesia

O uso de alguns tipos de anestesia também influencia na realização das cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar. Muitas substâncias anestésicas são aplicadas na própria clínica de odontologia. Já outras, como no caso da anestesia geral, por exemplo, têm uso restrito aos hospitais. Nessas situações, é importante ainda o acompanhamento de um médico anestesista para a realização do procedimento.

Portanto, uma série de variantes vai determinar se as cirurgias odontológicas serão realizadas em ambiente hospitalar ou na clínica especializada. O perfil do paciente e a gravidade do problema são os principais fatores para analisar a indicação. Além disso, a decisão do cirurgião-dentista sempre deve prezar a saúde e a segurança.

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: enfermos

As cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar são necessárias em casos de pessoas enfermas, que estejam internadas ou tenham severas limitações de locomoção. Esse trabalho pode ser realizado como parte do tratamento em andamento, para atenuar efeitos colaterais ou ainda como manutenção cotidiana da saúde bucal.  

Cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar: pacientes com necessidades especiais

Pacientes com necessidades especiais também podem requerer cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar. De acordo com o Ministério da Saúde, “as razões das necessidades especiais são inúmeras e vão desde doenças hereditárias, defeitos congênitos, até as alterações que ocorrem durante a vida, como moléstias sistêmicas, alterações comportamentais, envelhecimento, entre outras”.

Um exemplo desse grupo são pessoas com enfermidades que não conseguem ter o controle do próprio corpo ou da mente. Por conta disso, elas podem apresentar espasmos involuntários, agressividade, convulsões etc. Esse panorama dificulta o trabalho do cirurgião-dentista. Assim, a cirurgia odontológica em ambiente hospitalar oferececontrole da situação e segurança ao paciente.

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: outras doenças

A presença de outras doenças, relacionadas ou não com a boca e dentes, também pode indicar a necessidade de cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar. Isso porque quando há mais de um problema bucal, por exemplo, o grau de dificuldade pode aumentar. Por consequência, o cirurgião-dentista irá necessitar de mais recursos para garantir o sucesso da operação e o bem-estar do paciente.

A cirurgia odontológica em ambiente hospitalar também pode ser indicada às pessoas que apresentem outros problemas de saúde. Enfermidades como diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros, podem colocar o paciente em risco durante o procedimento. Existem diversos motivos para que isso seja um desafio para o tratamento e, portanto, o hospital acaba sendo o local mais adequado. É importante ressaltar que a particularidade cada um, bem como o acompanhamento médico, ajudarão a determinar a melhor forma de realizar a intervenção cirúrgica.

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: tipos de intervenção

A cirurgia odontológica em ambiente hospitalar pode ser determinada de acordo com o tipo de intervenção a ser realizado. Diversos procedimentos são realizados preferencialmente em hospitais. Conheça alguns exemplos:

Câncer de boca

O câncer de boca exige um time de especialistas de diversas áreas para o tratamento. A gravidade da doença requer, invariavelmente, cirurgias odontológicas em ambiente hospitalar. Isso vale tanto para a remoção do tumor, como para outras ações envolvidas no tratamento cirúrgico.

Laserterapia cirúrgica

Os procedimentos realizados com laserterapia cirúrgica também seguem a orientação de realização em ambiente hospitalar. A técnica é utilizada para em reparação tecidual, redução de edemas pós-operatório, processos de analgesia e na prevenção e tratamento de mucosites, em pacientes que recebem quimioterapia e radioterapia.

Cirurgia ortognática

Outro exemplo de intervenção que exige uma cirurgia odontológica em ambiente hospitalar é a cirurgia ortognática. Esse procedimento corrige alterações na mordida, alinhando os ossos da arcada dentária e melhorando a obstrução dental e bucal. Também atua nas deformidades esqueléticas faciais, que podem interferir na mastigação, fala, respiração, apneia do sono, entre outros. Por ser um procedimento complexo, é necessário o uso de anestesia geral, bem como internação, além de cuidados pré e pós-operatórios.

Cirurgia odontológica: quais são as diferenças entre realizar no consultório e no hospital?

De modo geral, as principais diferenças entre cirurgias odontológicas realizadas no consultório e no hospital estão relacionadas ao amparo técnico disponível e as necessidades e particularidades do indivíduo. Isso é, cada tipo de intervenção cirúrgica exige um cuidado especial e determinados equipamentos, de acordo com a situação do paciente.

Consultórios de odontologia

Os consultórios de odontologia estão muito bem preparados para executar as mais diversas intervenções. Também estão aptos e autorizados a fazê-las, desde que ofereçam a biossegurança que reduz os riscos de infecção. Isso sem falar na expertise do cirurgião-dentista para a realização do procedimento. No entanto, é evidente que existem diversas questões, como a gravidade do problema e os riscos de saúde do paciente, que limitam os recursos da clínica.

Hospitais

A extração do dente do siso é um procedimento cirúrgico bastante comum e normalmente realizado com excelência em consultórios de odontologia. Entretanto, para indivíduos com transtornos psíquicos severos, esse mesmo trabalho pode demandar anestesia geral e outros cuidados. Por isso, em casos como este, a cirurgia odontológica em ambiente hospitalar se torna o melhor caminho.

Os hospitais possuem equipamentos, instrumentos, medicações a afins importantes para a realização da operação. Além disso, possuem uma equipe multidisciplinar para auxiliar, seja na atividade, seja em situações de emergência.

Conclusão

É preciso deixar claro que não há melhor ou pior nessa história. O que diferencia a cirurgia odontológica em ambiente hospitalar e em consultórios de odontologia é a adequação do local conforme o problema, as necessidades da intervenção cirúrgica e a saúde do paciente.  

Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar: quais são as vantagens?

A cirurgia odontológica em ambiente hospitalar oferece diversas vantagens para os pacientes que recebem essa indicação. Toda a infraestrutura dos hospitais permite a realização dos mais diversos procedimentos. Para quem tem algum problema de saúde, os riscos são minimizados com a presença de profissionais de diversas áreas. Esses especialistas podem trabalhar em conjunto com o cirurgião-dentista ou simplesmente estar de prontidão para atender caso seja necessário.

Essa vasta disposição de recursos também facilita a realização dos mais diversos exames médicos. Por consequência, isso agiliza diagnósticos, auxilia na prevenção, na recuperação e na avaliação do paciente em variados momentos que envolvem a cirurgia odontológica em ambiente hospitalar. Ou seja, antes, durante e depois da execução dos trabalhos.

Outra vantagem diz respeito ao pré e pós-operatório. O local possibilita a internação, o acompanhamento clínico, enfermagem, reabilitação, tratamento, entre outros. Tudo isso ajuda na recuperação com mais rapidez e segurança. Essa estrutura ainda beneficia o bem-estar e a redução de complicações posteriores.

Portanto, caso você ou alguém da sua família receba a indicação de uma cirurgia odontológica em ambiente hospitalar, fique tranquilo! O cirurgião-dentista e toda a estrutura do hospital irão trabalhar para garantir a saúde e fornecer todos os cuidados necessários. 😉

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>