Mobilidade dental: saiba mais
A mobilidade dental é a possibilidade de um dente permanente se deslocar em vários sentidos.

Mobilidade dental: saiba mais

Quando pensamos em mobilidade dental, logo vem à nossa cabeça a fase de troca de dentição durante a infância. Mas e quando o dente mole aparece nos adultos? Com toda a certeza, isso é possível, mas não é normal.

Dente permanente mole é sinal de algum distúrbio bucal, comumente relacionado à doenças periodontais, ou seja, aquelas que comprometem a gengiva e o tecido de suporte dentário.

Portanto, a mobilidade dental é exatamente a possibilidade de um dente permanente se deslocar em vários sentidos. Em princípio, quando isso acontece, geralmente é um alerta de início de algo mais grave. Portanto, se você notou que algum dente está mole, procure imediatamente um dentista, pois perceber o quadro logo no início possibilita melhores resultados.

Então, para conseguir identificar esse problema de primeira, conheça desde já as causas, as consequências e os possíveis tratamentos da mobilidade dental.

O que causa a mobilidade dental?

Pode até parecer estranho, mas não é tão incomum casos de adultos com dentes moles. Em resumo, isso é sério e pode levar à perda do dente, se não tratado corretamente.

A mobilidade dental começa quando a estrutura do dente permanente sofre um acidente ou quando há alguma doença na região. Como resultado, essa estrutura de movimenta, fazendo com que o dente não fique mais tão fixo na cavidade bucal.

Essa movimentação dentária pode ser causada por diversos problemas bucais, como por exemplo:

  • Piorreia: um distúrbio periodontal que atinge metade dos adultos. Trata-se de um agravamento da gengivite.
  • Pulpite: reação inflamatória que acontece na polpa dentária, causada por uma cárie em estágio avançado.
  • Próteses e restaurações mal adaptadas.
  • Dente mal posicionado.
  • Trauma dental.

Assim sendo, para evitar o agravamento da situação e o risco de perder o dente, é fundamental procurar imediatamente um dentista após sentir um dente permanente mole ou alguma mudança de posição dental.

Frequentemente, o diagnóstico de mobilidade dental é realizado através de exames clínicos e radiográficos solicitados pelo dentista. Assim ele poderá analisar a situação e encaminhar a melhor opção de tratamento que, se iniciado logo no início, diminuirá os danos à saúde bucal.

Dente mole tem a ver com perda óssea?

Sim, por certo há relação entre a perda óssea e a mobilidade dental. De fato, a perda óssea natural é bem comum na terceira idade e é caracterizada pelo desgaste do osso alveolar. Devido à falta de suporte, é possível identificar os dentes mais moles. Portanto, podemos dizer que a perda óssea, em alguns casos, leva à mobilidade dental.

Os casos mais comuns em adultos são decorrentes da perda óssea de origem periodontal, ou seja, devido às doenças na gengiva ou na estrutura do osso. É possível que essa inflamação ocasione a perda óssea que, por consequência, origina a mobilidade dental. Inegavelmente, quando isso não é tratado corretamente ou cuidado de forma tardia, leva à perda do elemento dentário. Ou seja, uma coisa leva à outra.

Por isso é fundamental o acompanhamento com um dentista de confiança, para que os problemas bucais não se acumulem e virem uma bola de neve, gerando algo mais grave, como a perda de um dente.

Possíveis tratamentos

Antes de mais nada, para solucionar a mobilidade dental, o principal é fazer uma boa higienização diária e comparecer ao dentista regularmente. Dessa forma, evitamos complicações e se ainda assim aparecer algum problema, é possível tratá-lo de forma rápida e eficaz, sem comprometer toda dentição.

A mobilidade dental é causada por diversos motivos, sendo as doenças periodontais a causa mais frequente. Portanto, o tratamento é individual para cada fator problemático. Veja a seguir:

  • Periodontite: fazer raspagem da placa bacteriana aderida à superfície radicular.
  • Pulpite: é possível solucioná-la com tratamento endodôntico, como o canal, para conter a mobilidade e o deslocamento vertical dos dentes.
  • Próteses e restaurações mal adaptadas: é necessário ajustar as peças ou substituí-las.
  • Dente mal posicionado: pode ser evitado fazendo ajustes para distribuir as forças mastigatórias entre todos os dentes.
  • Trauma dental: geralmente é solucionado de forma espontânea, mas em casos mais graves é necessário fixar o dente traumatizado temporariamente.

Por isso, não deixe de cuidar de qualquer probleminha que apareça na sua boca. Afinal, um cuidado precoce traz resultados mais eficazes e tem mais chances de preservar toda sua saúde bucal.

Ficou com alguma dúvida? Se você está desconfiado de que está com mobilidade dental, agende uma consulta com a nossa equipe. Nós temos o tratamento certo para o seu caso.

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>