Harmonização orofacial: o que é?
Harmonização facial: o que é?

Harmonização orofacial: o que é?

A harmonização orofacial é um conjunto de técnicas voltadas para a estética, a funcionalidade e a saúde do rosto. E como o próprio nome já diz, o objetivo desses procedimentos é trazer a harmonia facial, realçando a beleza natural e restabelecendo as funções bucais. Com o avanço dos estudos e da tecnologia, os resultados têm sido bastante satisfatórios. Não é à toa que a harmonização orofacial é cada vez mais procurada para solucionar as mais diversas necessidades.

Entenda mais sobre a harmonização orofacial, para que serve e suas indicações a seguir.

O que é harmonização orofacial?

O termo harmonização orofacial reúne técnicas que buscam o equilíbrio do rosto. Isso é, as metodologias conciliam função e beleza, não apenas do sorriso, como da face toda. Por isso, embora este conceito seja conhecido também como harmonização facial ou estética orofacial, trata da harmonia em diversos aspectos, indo muito além da beleza. Graças à odontologia, é possível combinar saúde, estética e funções orais para elevar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

Vale ressaltar ainda que a harmonização orofacial consiste em intervenções relativamente simples. Por isso, não é preciso internação ou ações mais invasivas. Os procedimentos podem ser realizados em clínicas odontológicas especializadas, como a Jade Odontologia, e com toda a segurança necessária.

Para que serve a Harmonização orofacial?

Para entender melhor o que é a harmonização orofacial na prática, imagine que uma paciente concluiu um tratamento ortodôntico. Embora a mordida esteja perfeita agora, esse alinhamento dental ficou em desequilíbrio com o seu semblante. Isso pode ocorrer porque os traços estavam moldados à dentição torta inicial. Neste cenário, a metodologia propõe colocar em conformidade todo o tracejado de acordo com o novo sorriso.

A ampla gama de procedimentos que compreendem a harmonização orofacial permite esse equilíbrio estético. E assim, o cirurgião-dentista conclui todo o trabalho combinado entre beleza, função e saúde. Outro exemplo é a indicação de preenchimento labial. Muito conhecido pela finalidade estética, também pode ser usado para o melhor fechamento dos lábios. O procedimento corrige a atividade da boca e traz uma melhor proporcionalidade facial. Consequentemente, a pessoa ganha mais charme, qualidade de vida e autoestima.

Qual a relação entre harmonização orofacial e odontologia?

A harmonização orofacial tem uma atuação versátil na odontologia estética. Isso porque o cirurgião-dentista especializado é um profissional altamente qualificado para essa tarefa. O pleno domínio da anatomia facial, da saúde bucal e das técnicas assegura a sua habilidade e competência. Assim, o especialista pode combinar procedimentos a fim de conquistar resultados satisfatórios. Isso vale tanto para a saúde e plasticidade do sorriso, como para todo o rosto, compreendendo a harmonia entre todos os elementos faciais.

Quais são as indicações da harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é indicada para homens e mulheres que desejam o equilíbrio estético e funcional. A necessidade pode partir de objetivos terapêuticos, correções de imperfeições, restabelecimento de funções orais, complemento de tratamentos etc. A cada caso, o cirurgião-dentista realiza uma avaliação e um estudo das estruturas faciais para diagnosticar a necessidade da pessoa. O paciente também pode e deve relatar seus incômodos e o que gostaria de melhorar. Assim, é possível buscar os resultados desejados e o tratamento mais indicado.

Estética

A harmonização orofacial visa realçar a beleza natural, de forma equilibrada com todos os aspectos faciais. Ou seja, nada de mudanças radicais. A proposta é harmonizar a anatomia do rosto, apresentando melhoras significativas. Isso quer dizer que características do envelhecimento podem ser contidas com estimuladores de colágeno, por exemplo.

A aparência também pode ser rejuvenescida com ajuda da harmonização orofacial. Queixas como rugas, linhas de expressão e flacidez podem ser solucionadas com o ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica (Botox®), dependendo do perfil da pessoa. É possível alterar o formato labial, arrebitar suavemente o nariz, melhorar a simetria do rosto, entre outras necessidades. O objetivo é sempre trazer o equilíbrio à face e, consequentemente, elevar a satisfação e o bem-estar do paciente.

Odontologia

A harmonização orofacial atua no restabelecimento das funções orais e na saúde do paciente. E nesse sentido, a toxina botulínica é uma grande aliada da odontologia. Embora seja mais conhecida na área estética, a aplicação do Botox® pode tratar problemas como bruxismo e disfunção da articulação temporomandibular – a famosa DTM.

Outro exemplo do exercício da harmonização orofacial na saúde é a correção ou melhora da mastigação e da respiração. Com uma ou várias técnicas combinadas, o dentista consegue resultados surpreendentes para diversas questões. A intervenção pode aumentar a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente.

Saúde e beleza

A harmonização orofacial é eficiente nos casos em que as necessidades de saúde e estética coexistem. Por exemplo, o sorriso gengival incomoda a pessoa na parte estética e ainda causa outros problemas. Dentre eles, dificuldade para fechar completamente a boca, ressecamento da gengiva e até o desalinhamento da arcada dentária. Nesse caso, a técnica é uma ótima solução para encontrar o equilíbrio estético e a saúde.

Existem também alguns problemas estéticos que podem atrapalhar um tratamento odontológico ou o seu resultado. Nessas situações, a harmonização orofacial funciona como um complemento ou até melhora a terapia em andamento. É por isso que cada paciente deve ser analisado criteriosamente para obter o diagnóstico correto e alcançar os objetivos desejados.

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>