Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos: fixos, móveis, estéticos e com as mais diversas finalidades e custos.

Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos para corrigir, tratar, alinhar e prevenir problemas dentários. Embora a primeira imagem que venha à cabeça seja do aparelho fixo, a ortodontia oferece uma gama muito maior de opções.  Cada um desses acessórios odontológicos é projetado e moldado de acordo com a necessidade e a arcada dentária do paciente. Todo esse trabalho visa proporcionar um tratamento preciso e completo. Ou seja, não há desculpa para não sorrir com vontade, sem medo de estampar os dentes.

Conheça agora os principais tipos de aparelho ortodônticos.

Tipos de aparelhos ortodônticos: fixos

Dentre todos os tipos de aparelhos ortodônticos, o aparelho fixo é o mais conhecido. O tratamento é realizado através da fixação do dispositivo no dente, como seu próprio nome já declara. Ao longo dos anos, este tratamento dentário ganhou seu charme e vem quebrando o preconceito de seu uso. Hoje em dia, pode até ser visto como um acessório de seu sorriso, com a escolha das cores dos bráquetes, variando entre prateado, colorido e até incolor.

Aparelho fixo tradicional

O aparelho fixo é um dispositivo odontológico composto por bandas com fios ou com bráquetes, ou com ambos. Feita de metal, essa estrutura é colocada nos dentes com o objetivo movê-los de forma gradual e precisa. Assim, é possível posicioná-los de forma correta. Justamente por ser afixado, a vantagem deste tipo de aparelho ortodôntico é a impossibilidade do paciente esquecer de usá-lo, o que ajuda muito no tratamento. E com os avanços da ortodontia, hoje, os aparelhos fixos são bem mais confortáveis, anatômicos e se adaptam bem ao estilo de vida do paciente.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético possui a mesma estrutura do aparelho fixo de metal. Também tem a mesma função de alinhar a arcada dentária e posicionar melhor os dentes tortos. A diferença está apenas nos elementos transparentes que compõem este modelo: eles interferem menos na estética. Neste caso, ao invés de metalizados, os bráquetes podem ser de porcelana, policarbonato, safira, ou outros materiais. Além de mais bonita e discreta, essa composição proporciona mais segurança e menos desgaste. Portanto, se a desculpa para não aderir ao tratamento é a ideia de um sorriso metálico, este tipo de aparelho ortodôntico é uma solução!

Aparelho lingual

Para os casos mais simples, existe um tipo de aparelho ortodôntico chamado aparelho lingual. Neste modelo, os bráquetes são colocados atrás dos dentes, em contato com a língua – daí o nome. Por essa razão, é considerado invisível e uma alternativa estética, já que a própria dentição esconde o dispositivo. Também é uma ótima maneira dos praticantes de esporte evitarem machucados. Isso porque um impacto no aparelho, como um soco, pode ocasionar lesões e traumas.

Tipos de aparelhos ortodônticos móveis

Vários tipos de aparelhos ortodônticos móveis disponíveis no mercado. Todos são moldados de acordo com o paciente, a fim de promover uma boca saudável e dentes bonitos. Em geral, essa alternativa é bastante indicada para crianças seja com a dentição definitiva, seja sem ela ainda, assim como para finalizar um tratamento dentário. No entanto, isso não é uma regra. O uso e a recomendação são muito particulares, variando de acordo com o perfil do paciente e do problema apresentado.

Contentores móveis

O contentor móvel é um tipo de aparelho ortodôntico geralmente utilizado para finalizar um tratamento ortodôntico. Isso é, após a dentição ganhar uma nova posição, esse dispositivo tem a função de manter os dentes no lugar. Por isso, é comum as pessoas usarem este modelo após retirarem o aparelho fixo.

Aparelho móvel nivelador ou alinhador

Dentre os tipos de aparelhos ortodônticos mais usados na estética está o aparelho móvel nivelador ou alinhador. Eles têm a mesma ação dos aparelhos fixos, que é mover os dentes e posicioná-los corretamente. A diferença desta opção é que além de removíveis, não ficam aparentes quando em uso. São praticamente invisíveis e feitos sob medida por meio da tecnologia. São excelentes para os adultos que precisam de mais discrição, como também, para as pessoas que apresentam rejeição ao metal.

Expansor palatino

O expansor palatino é um tipo de aparelho ortodôntico utilizado para corrigir a mordida cruzada ou dentes apinhados. Formado por uma placa que se encaixa no céu da boca, o dispositivo atua pressionando a região para alargar a área platina. Assim, gera um ganho de espaço nessa região para promover o ajuste necessário na boca.

Extra bucal

Um dos tipos de aparelhos ortodônticos mais temidos é, sem dúvida, o aparelho extra bucal. Por conta de sua estrutura, esse acessório dentário ganhou apelidos pejorativos como “capacete” e “freio de burro”. Isso porque o aparelho é composto por uma faixa, presa na parte de trás da cabeça, que é ligada ao rosto por um elástico e um arco facial. Esse modelo tem o objetivo de direcionar a mandíbula e o maxilar durante a formação óssea e dentária. Por essa razão, esse dispositivo é recomendado para crianças e adolescentes em fase de crescimento, tratando e prevenindo problemas futuros.

Tipos de aparelhos ortodônticos: mantenedores de espaços

A grande variedade de tipos de aparelhos ortodônticos visa atender os mais diversos problemas. Um deles é quando uma criança acaba perdendo um dente de leite de forma precoce. Por ainda estar em formação, o próprio organismo pode se encarregar de tentar fechar esse vão. A questão é que se isso acontece, uma série de outros problemas podem surgir. Para evitar que isso ocorra, os mantenedores de espaços entram em ação. Eles preenchem essa lacuna vazia até o dente permanente nascer, mantendo a saúde bucal do paciente.

Mantenedores de espaço móveis

Este aparelho ortodôntico é encaixado e moldado na mandíbula através de uma base acrílica. Enquanto isso, os braços do dispositivo são posicionados entre os dentes. Dessa forma, o tratamento conserva o espaço vazio e evita que os dentes se aproximem.

Mantenedor de espaço fixo

Este aparelho ortodôntico é formado por uma banda fixa no dente próximo ao espaço vazio. Para manter o local em aberto, um fio é estendido até entre os dentes restantes ao lado do que foi perdido. Assim, o dente permanente pode nascer em seu devido local.

Tipos de aparelhos ortodônticos: reposicionador de mandíbula

Existem tipos de aparelhos ortodônticos que não atuam diretamente no dente, mas na boca. É o caso do aparelho móvel chamado reposicionador de mandíbula, utilizado para tratar a disfunção da articulação temporomandibular (DTM). Esse dispositivo odontológico atua como se estivesse ensinando ou treinando a mandíbula a fechar corretamente. Aos poucos, o tratamento promove uma posição mais favorável para solucionar o problema.

Qual é o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

Nessa história, não existe melhor ou pior, mas o tipo de aparelho ortodôntico mais adequado ao paciente. Entre os tipos de aparelho ortodôntico, a escolha é feita conforme a função e indicação, seguindo o diagnóstico individual. O ortodontista pondera ainda uma série de outros fatores, como idade, perfil, necessidade, etc.

Para eleger o tipo de aparelho ortodôntico ideal, o especialista estuda e planeja todo o tratamento dentário. Esse cuidado visa alcançar os objetivos e promover a melhora dentária e facial. Também é preciso ressaltar a importância da saúde bucal em todas as fases da vida. Na infância, é imprescindível que os pais levem seus filhos ao dentista regularmente. Muitos problemas são mais fáceis de serem solucionados durante a fase de crescimento.

Adulto fica bem de aparelho?

Já os adultos devem quebrar o preconceito e encarar o aparelho ortodôntico com seriedade. O uso trata problemas bucais, previne doenças e suas complicações, melhora a estética e traz mais saúde e qualidade de vida ao paciente. E para te ajudar nessa empreitada, conte com o nosso time de especialistas. Agende a sua avaliação gratuita conosco, tire todas as suas dúvidas e conquiste um sorriso mais bonito e saudável.

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>