Clareamento dentário: quais os melhores?
o clareamento é um dos procedimentos odontológicos mais procurados

Clareamento dentário: quais os melhores?

O clareamento dentário é um dos procedimentos odontológicos mais procurados. Isso porque as pessoas desejam cada vez mais aquele sorriso branquinho dos famosos.

Afinal, “o sorriso é o cartão postal da pessoa”, ou seja, quem tem um sorriso bonito e saudável, tem uma boa apresentação. Com isso, tende a passar uma imagem melhor em entrevistas de emprego, reuniões, encontros e outras ocasiões sociais. Portanto, dentes alinhados e branquinhos realmente fazem a diferença, tanto na estética, como, principalmente, na autoestima.

Se você já é aquela pessoa que cuida da higienização bucal escovando os dentes a cada refeição, usa fio dental, segue uma alimentação balanceada e mesmo assim quer melhorar o sorriso, o clareamento dental pode ser uma solução.

Saiba como funciona este procedimento e quais são os melhores métodos para obter o sorriso que você tanto sonha.

Como é feito o clareamento dentário?

Em uma consulta, o dentista irá avaliar o seu caso e juntos vocês irão decidir entre o clareamento no próprio consultório, ou aquele caseiro com as moldeiras. Tudo escolhido individualmente, de acordo com suas necessidades e orçamento.

No entanto, é importante lembrar que a eficácia e a segurança do tratamento dependem de supervisão adequada, mesmo com a técnica em casa. Afinal, para o sucesso do branqueamento, ambas opções seguem um planejamento e um protocolo de execução de acordo com o seu diagnóstico. Por isso é tão importante realizar o tratamento com um profissional capacitado.

Desta forma, após a escolha do clareamento e com todos os materiais devidamente prontos, o clareamento dentário acontece da seguinte forma: as substâncias vão penetrar no esmalte, a primeira camada dentária, que funciona como a proteção do dente. Assim, os pigmentos que estavam amarelando o seu sorriso vão reagir quimicamente e pouco a pouco seus dentes vão ficando mais brancos, até chegar no estágio desejado.

Quem pode fazer clareamento dental?

O clareamento é indicado para qualquer pessoa acima de 15 anos que esteja insatisfeita com a coloração dos seus dentes. Entretanto, há algumas ressalvas: grávidas, pessoas com sensibilidade, pessoas com cárie e com doença periodontal ativa, problemas na gengiva ou nos ossos.

Mas se você não está nesse grupo de risco e tem diferença na pigmentação dos dentes provocada pelo uso de antibióticos, por alterações fisiológicas da idade, está liberado para fazer o clareamento dental!

Além de ser indicado para pacientes que estejam insatisfeitos com a cor do dente, o tratamento é também recomendado para aqueles que desejam harmonizar o sorriso, deixando a dentição mais clara e iluminada.

Clareamento em consultório

O clareamento realizado no consultório odontológico ocorre em três encontros, nos quais o dentista vai aplicando o produto que tira as manchas dos dentes. O tão falado laser tem como objetivo acelerar a ação do gel clareador, mas o seu uso é opcional. Mesmo proporcionando um resultado mais rápido, alguns profissionais preferem não utilizá-lo devido à possibilidade de causar sensibilidade no paciente.

Como funciona o clareamento caseiro?

Mesmo que o paciente opte por realizar o tratamento em casa, não significa que é só pesquisar na internet e fazer por conta própria. O clareamento caseiro precisa do acompanhamento de um profissional, pois só o dentista poderá indicar quais produtos usar e de que forma seguir com o procedimento.

Apesar da comodidade de realizar o tratamento em casa e do seu custo reduzido, o clareamento caseiro pode demorar a mostrar resultado. Nesses casos, é possível associar os dois métodos. Primeiro, é realizada uma aplicação no consultório com um agente de maior concentração, por cerca de 30 a 45 minutos, para produzir uma mudança inicial da cor do dente. Depois, vem a etapa caseira com a moldeira, na qual o paciente irá perceber a mudança gradual e a estabilidade da cor.

Então, como funciona o clareamento caseiro supervisionado por um dentista?

  • Utiliza-se um gel clareador com baixa concentração.
  • O tratamento consiste em aplicar esse gel na moldeira, fabricada individualmente por um profissional.
  • Depois de encaixada a moldeira na arcada dentária, é necessário deixar agir durante o tempo estimado pelo dentista.
  • Após finalizar o período prescrito, tire a moldeira, escove os dentes e utilize um enxaguante bucal com ação clareadora.
  • Repita esse processo até chegar no tom que você deseja para o seu dente.

Técnicas alternativas de clareamento

Reforçamos que o acompanhamento odontológico é fundamental, pois hoje em dia há inúmeros métodos de clareamento dentário – e alguns podem ser muito agressivos ou prejudiciais para você. Os mais populares e que levantam polêmica entre os dentistas são o carvão ativado e a casca de banana. Será que essas substâncias ajudam a clarear os dentes?

Carvão ativado

O uso de carvão ativado pode realmente contribuir com o processo de branqueamento. Isso porque esse elemento ajuda a remover impurezas e em conjunto com produtos dentais específicos, pode funcionar para limpar certos resíduos que ficam em nossos dentes, como manchas de café e vinho.

Casca de banana

O emprego de casca de banana para o clareamento tem se popularizado, pois acredita-se que o potássio e o magnésio encontrados nesse alimento podem remover manchas superficiais do esmalte dental. Isso pode até apresentar alguma diferença na cor dos dentes de alguém que não tem o hábito de realizar higiene bucal diariamente, mas não é uma técnica comprovadamente eficiente.

Além dessas duas alternativas que mostramos, há uma série de técnicas inusitadas na internet, mas essas são as que estão levantando mais questionamentos. De qualquer forma, ressaltamos que o clareamento dental é um procedimento que deve ser acompanhado por um dentista, mesmo que você opte por realizá-lo em casa. Assim, você irá garantir a eficácia do tratamento e a segurança de não prejudicar seus dentes. Portanto, não siga ideias alternativas da internet, sem antes consultar um especialista.

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe uma mensagem ou agende uma consulta com a nossa equipe. Apoio especializado é uma questão de saúde fundamental!

Comentário

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>